Notícias
SAIBA TUDO SOBRE O ESOCIAL EMPRESAS
03 de Agosto 2018
Certamente você já ouviu falar sobre o eSocial Empresas e se perguntou o que irá mudar em relação à sua empresa, a ALSTEC tem as respostas para suas dúvidas e está aqui para auxiliar.
Abaixo segue as principais perguntas sobre o tema:
O que é o eSocial Empresas?
O eSocial Empresas foi criado pelo governo Federal a fim de facilitar a troca de informações, entre governo e empresas, e diminuir a burocracia. É um sistema simples de registro de informações de empresas e seus colaboradores, que promete reduzir custos e tempo da contabilidade e RH das empresas. A prestação das informações ao eSocial substituirá o preenchimento e a entrega de formulário e declarações separados de cada ente. A partir do dia 1° de julho de 2018 será obrigatório para todos empregadores e contribuintes a utilização do eSocial Empresas.
Como funciona?
Os empregadores deverão enviar periodicamente as informações para a plataforma eSocial Empresas. Essas informações das empresas e seus colaboradores já são registradas de alguma forma como papel, no sistema de tratamento de ponto (software Secullum) e outras online.
Quais os sistemas de informações do Governo Federal serão substituídos pelo eSocial Empresas?
GFIP - Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social
CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT
RAIS - Relação Anual de Informações Sociais.
LRE - Livro de Registro de Empregados
CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho
CD - Comunicação de Dispensa
CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social
PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário
DIRF - Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte
DCTF - Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais
QHT – Quadro de Horário de Trabalho
MANAD – Manual Normativo de Arquivos Digitais
Folha de pagamento
GRF – Guia de Recolhimento do FGTS
GPS – Guia da Previdência Social
Quais penalidades as empresas estão sujeitas caso não cumpram algum quesito?
Serão as mesmas penalidades que estão sujeitas hoje pelo descumprimento de suas obrigações. Não é necessário aderir ao programa de forma imediata, mas o processamento e quitação das obrigações com a administração federal ficará praticamente inviável.
O projeto eSocial é uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades: Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e Ministério do Trabalho – MTb. Tem o objetivo de desburocratizar e simplificar o trabalho das empresas e a comunicação entre empresas e governo.
O Relógio Eletrônico de Ponto (REP) junto com o software de gestão de ponto oferece grande parte das informações necessárias para enviar para o eSocial Empresas, basta fazer o download do arquivo digital e encaminhar para o programa. Após registrar todos os dados dos colaboradores e da empresa no sistema (funções, cargos, horários, eventos) a empresa poderá enviar as informações solicitadas pelo eSocial como admissões, folha de pagamento, férias, atestados, afastamentos, entre outros.
O eSocial Empresas veio para facilitar, o REP veio para tornar mais simples e ágil o dia a dia das empresas. A ALSTEC trabalha com diferentes modelos de REP que se encaixam perfeitamente com as necessidades da sua empresa, entre em contato com o setor comercial e tire suas dúvidas sobre o eSocial Empresas e solicite orçamento agora mesmo.